Deputado Federal Luiz Antônio representa o Sul Fluminense em fórum com a participação do ministro da Infraestrutura

Deputado Luiz Antônio com ministro Tarcísio Freitas

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas confirmou que diversas melhorias acontecerão na Via – Dutra e na Rio X Santos

O deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL/RJ) e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas participaram do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na cidade de Seropédica. O ministro fez uma longa apresentação de detalhes da concessão da Via Dutra como é o trecho da BR-116 que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O ministério fez uma apresentação com diversos detalhes da concessão da Rodovia Presidente Dutra, que desde 1996 é administrada pela concessionária CCR Nova Dutra. O contrato de concessão de 25 anos está próximo de encerrar.

Segundo o ministro, a nova concessão deverá durar 20 anos. O Ministério de Infraestrutura prevê R$ 32 bilhões de investimentos em melhorias na rodovia. A expectativa é de que as obras gerem 10 mil postos de trabalho e garantam uma arrecadação de R$ 2 bilhões em Imposto sobre Serviços (ISS), beneficiando os municípios por onde a rodovia passa. A pasta também estima que o pedágio será 20% menor.

Representando o parlamento fluminense e a região sul do estado, o deputado Luiz Antônio Corrêa conversou com Tarcísio sobre alguns pontos muito questionados pela população. O parlamentar falou sobre uma maior ajuda para a Saúde dos municípios lindeiros à Dutra, que recebem os acidentados na Via.

De acordo com Corrêa, o ministro afirmou que a Nova Dutra será toda iluminada com LED, já que uma das principais causas de morte na via é por atropelamento. “E as pessoas são atropeladas porque está escuro. Então, iluminação é vida”, disse o deputado reproduzindo a fala do ministro.

Tarcísio também disse que uma rodovia moderna produz também uma queda nos gastos com saúde pública. Segundo o ministro, nas rodovias que foram concedidas entre 2011 a 2018 houve queda de acidentes de 28%.

Para Luiz Antônio Corrêa, a reunião foi fundamental, porque esclareceu diversos pontos que eram questionados pela sociedade. “Sou um usuário dessa rodovia, porque moro em Valença e a uso semanalmente. Vim aqui para trazer minhas dúvidas e outras que recebi nas ruas e redes sociais. Saio satisfeito com o empenho do Ministério em buscar o diálogo e ter profissionais qualificados para terem uma pronta resposta para todas as questões feitas”, afirmou o deputado.

O parlamentar também disse que Tarcísio recebeu de forma positiva o convite que ele fez para uma audiência em Brasília com a bancada federal do estado do Rio de Janeiro e com os prefeitos das regiões Sul Fluminense, Costa Verde e Baixada Fluminense. “É importante essa transparência. O país vive um momento de polarização, é preciso que aparemos as arestas, porque todos querem o bem do estado”, concluiu Corrêa.

Praças de pedágio e a inclusão da Rio-Santos na concessão

Durante sua apresentação, o ministro falou sobre dois temas que geraram polêmica na região sul fluminense, como alterações de praças de pedágio e a inclusão da Rio – Santos na concessão.

Segundo a apresentação do ministério, em áreas metropolitanas do Rio e de São Paulo está prevista a implantação do free flow, modalidade de cobrança de pedágio operado por meio de sistemas de livre passagem e sem necessidade de praças de pedágio. O valor cobrado será calculado por quilômetro rodado e com desconto para o usuário frequente.

Outro elemento que deve ser incluído nas concessões são as obras das marginais, para que moradores de municípios onde há praças de pedágio tenham uma alternativa para não serem cobrados por trajetos curtos diários.

Tarcísio também afirmou que a Dutra é a única que tem pulmão financeiro para suportar a Rio-Santos, que não tem capacidade de suportar uma concessão sozinha. “Aí podem dizer que é injusto o usuário da Dutra pagar pela Rio-Santos, mas não é. Isso é política pública. Eu vou pegar a rodovia que é mais carregada e vou levar investimento e segurança para aquele segmento onde isso não é possível", disse Tarcísio.

Comentar

HTML restrito

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.