Deputado Federal Luiz Antônio participa de reunião sobre energia solar em Barra Mansa

Deputado Luiz Antônio Corrêa participa de reunião em Barra Mansa

Autoridades do município e lideranças empresariais se reuniram na Aciap - BM

Hoje, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap - BM), o deputado federal Luiz Antônio (PL/RJ) se reuniu com o presidente e o vice da instituição, Bruno Paciello Sobrinho e Carlos Magno; o secretário Municipal de Meio ambiente de Barra Mansa, Vinícius Azevedo; os sócios da empresa Alphatechsolar, Richard Guedes e Carlos Eduardo Faria; e o produtor rural José Alencar.

O objetivo do encontro foi debater a possibilidade de Barra Mansa entrar no cinturão da energia solar que começa a florescer na região do Médio Paraíba. No dia 17 de fevereiro, às 18h, haverá um seminário aberto para a população na sede da Aciap - BM.

O empresário e engenheiro Carlos Eduardo Faria explicou que a região tem o melhor potencial para a geração solar no estado. “Aqui a radiação solar é excelente, por isso empresas estão procurando nossos municípios para instalarem suas usinas”, explicou Faria.

Atualmente, o Médio Paraíba já conta com plantas solares fotovoltaicas das empresas Renner, em Vassouras; Drogasil, em Rio das Flores; Pacheco, em Ipiabas - distrito de Barra do Piraí; e com projetos em andamento no distrito valenciano de Parapeuna e no bairro de São Bento.

Decisão do presidente Bolsonaro

Essa semana, o presidente Jair Bolsonaro, anunciou em seu Twitter que conversou com o deputado Rodrigo Maia e o senador Davi Alcolumbre sobre a taxação da energia solar proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O presidente da Câmara porá em votação Projeto de Lei, em regime de urgência, proibindo a taxação da energia gerada por radiação solar. O mesmo fará o presidente do Senado”, publicou Bolsonaro em sua rede social.

Para o deputado federal Luiz Antônio, que é membro do Grupo de Trabalho do Novo Código de Energia Elétrica Brasileiro e da Frente Parlamentar de Energia Renovável e Limpa, essa foi uma decisão correta e acatou o pedido de diversos parlamentares, empresários, engenheiros e ambientalistas.

O parlamentar destacou que é autor da Lei 6156/19 que incentiva o uso de energia solar e ressalta que todas as cidades da região podem se beneficiar com essa medida.

“Um produtor rural que tenha na área da fazenda um topo de morro ou outro local que não seja adequado para a agropecuária pode alugar esse espaço para que sejam instalados painéis solares para gerar energia limpa e barata para empresas do Rio de Janeiro ou até de estados vizinhos”, afirmou Luiz Antônio.

O deputado também destacou que com incentivo as cooperativas de agricultores e pecuaristas podem adotar a energia solar como forma de baratear os custos da produção e evitar a interrupção de abastecimento.

“A energia solar só traz benefícios e a vejo como uma aliada do homem do campo, por isso fizemos todos questão de um representante do produtor rural nesse grupo de trabalho que se inicia”, concluiu o deputado.

Publicado também no jornal A Voz da Cidade: https://avozdacidade.com/wp/barra-mansa-pode-entrar-no-cinturao-de-energia-solar-do-medio-paraiba/

Comentar

HTML restrito

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.