Cesva/FAA se torna UniFAA e ganha mais 60 vagas para o curso de medicina

Deputado federal Luiz Antônio e Professor José Rogério Neto se encontram com ministro Abraham Weintraub

Articulação do deputado federal Luiz Antônio Corrêa foi fundamental para que a unidade de ensino conquistasse esse avanço

A partir dessa terça-feira o Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (Cesva/FAA) se torna Centro Universitário (UniFAA). Com a mudança, a unidade ganha mais 60 vagas no curso de Medicina e autonomia para criar cursos no ensino superior. Como obrigações, a UniFAA deve ter no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado e, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral.

O trabalho para tornar possível o credenciamento se deu no início do ano, com a articulação do deputado federal Luiz Antônio, que marcou agendas no Ministério da Educação (MEC) e foi recebido junto com o diretor Acadêmico, José Rogério Neto, e o presidente da FAA, Antônio Carlos Arbex, pelo então ministro Vélez Rodríguez e depois pelo atual mandatário da pasta, Abraham Weintraub.

De acordo com o parlamentar, essa é uma vitória do Sul Fluminense, que já é tradicional pela qualidade dos seus cursos na área biomédica. “Isso significa três coisas: inclusão social, fortalecimento acadêmico da agora UniFAA - que ocupa o terceiro lugar no Ranking Nacional de qualidade do MEC na área de Medicina - e injeção financeira na cidade. Basta ver o quanto um estudante gasta na mensalidade e na sua manutenção, essa verba vai direto para o comércio local”, afirmou o deputado federal Luiz Antônio.

O deputado federal também agradeceu ao Secretário de Educação Superior do MEC, Ataíde Alves, e Diretor de Regulação da Educação Superior, Marco Aurélio de Oliveira, pelo apoio durante o processo.

Para Alves, a região merece os parabéns, porque o Brasil precisa de educação e tem um deficit na área de saúde. “Valença dá esse exemplo de abrir e oferecer condições para que o Ministério da Educação pudesse fazer essa autorização”, explicou o secretário.

Para o vereador Saulo Corrêa, que representou a Câmara Municipal de Valença, isso foi possível devido a união de executivo e legislativo municipal com a então Faculdade e o apoio do deputado federal Luiz Antônio. "Ter uma pessoa que abra as portas em Brasília é fundamental para que esse processo ocorra", disse o vereador Saulo Corrêa.

Faculdade com nota máxima

Já tradicional pela qualidade de suas universidades, o Sul Fluminense, atraí centenas de alunos para as suas universidades todos os anos. Em 2018, na última avaliação do Ministério da Educação (MEC) o então Centro de Ensino Superior de Valença, recebeu nota 5 através do Conceito Institucional (CI), nota máxima, em uma escala de 1 a 5.

Foram avaliados o nível de qualificação do corpo docente e a modernidade das instalações, dos laboratórios e salas de aula.

Comentar

HTML restrito

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.