Deputado Luiz Antônio apresenta projeto Sócio-Esportivo na CMV

Deputado Luiz Antônio apresenta projeto Sócio-Esportivo na Câmara Municipal de Valença

Iniciativa dará início com liberação do Ministério dos Esportes

Na última sexta-feira, o deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL) apresentou na Câmara Municipal de Valença o projeto Sócio-Esportivo, que tem como objetivo levar esporte e atividades físicas gratuitas para pessoas de diversas idades.

 

Estiveram presentes no evento o prefeito Fernandinho Graça, o vice Hélio Suzano e os vereadores Celsinho do Bar, David Nogueira, Dr. Saulo, Marcelo do Didi, Pedro Graça, Professor Rafael, Saulo Corrêa, Silvio Graça, além de autoridades dos municípios de Barra do Piraí, Carmo, Japeri, Paraíba do Sul e Seropédica.

 

Serão 15 projetos no estado, a maior parte em Valença, e serão mantidos durante o período de um ano por meio de emendas parlamentares do deputado Luiz Antônio. Os recursos entraram no orçamento de 2020 e serão pagos esse ano.

 

Segundo Luiz Antônio, serão 1,5 mil pessoas atendidas no estado, o que representa 100 pessoas por núcleo. “O que eu gostei nesse projeto é que também poderemos privilegiar a terceira idade. Então, o vereador ou secretário responsável por atender a localidade irá poder escolher se atenderá os jovens ou idosos ou ambos. Fico feliz de que com o meu mandato, já posso beneficiar o estado”", afirmou o parlamentar.

 

A iniciativa será desenvolvida pela Organização Não Governamental (ONG) Con-Tato, que tem uma parceria com a Fundação para Infância e Adolescência (FIA) no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a ONG desenvolve um grande projeto na área esportiva no município de Maricá.

 

De acordo com a diretora da Con-Tato, Tathyane Höfke, a iniciativa prevê núcleos descentralizados nas regiões determinadas pelas autoridades. Thatyane também informou que as práticas esportivas ou atividades físicas atenderão a demanda da população. “Podemos contemplar um núcleo com futebol, basquete, vôlei, danças em geral e treinamento funcional e alongamento para a terceira idade. Isso como exemplo, porque há um enorme leque de modalidades, inclusive de artes marciais”, explicou a coordenadora.

 

Thatyane também disse que cada núcleo terá três atividades diferentes que serão escolhidas pelo público. “Para termos certeza que as modalidades vão de encontro ao anseio da comunidade, eles mesmo escolhem as opções”, afirma Thatyane.

 

Cada núcleo contará com três profissionais de Educação Física devidamente registrados no Conselho ou monitor para as opções de danças e artes marciais. Os moradores também contarão com um agente de saúde para garantir a segurança das atividades e providenciar atendimento em caso de lesões, que são normais em atividades físicas.

 

O deputado Luiz Antônio ainda disse que a ideia de fazer esse projeto no estado veio por meio de solicitações em suas redes sociais e pedido de diversos vereadores. “Sempre recebo reclamações que os jovens estão ociosos e são vítimas fáceis do vício, também leio muito que há falta de atividades para a terceira idade, por isso ao conhecer essa iniciativa, não tive dúvidas que atenderia aos anseios de parte da população”, afirmou o parlamentar.

 

Ainda segundo o deputado Luiz Antônio, o projeto terá metas e fornecerá uniformes e material esportivo de forma gratuita. “A ONG Con-Tato já trabalha em parceria com o Ministério dos Esportes, que é muito rigoroso com os contratos, há alguns anos e nunca teve problemas com as prestações de contas”, concluiu o deputado.

Comentar

HTML restrito

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.