Informações para evitar o Coronavírus! Saiba tudo

Deputado Luiz Antônio alerta para o Coronavírus

O Brasil está em alerta com o caso positivo do Coronavírus, mas não é necessário desespero. Com um pouco de atenção e cuidados, podemos evitar a contaminação por Coronavírus (Covid-19):

- O vírus se espalha como o da gripe. Quando "gotículas" da tosse, espirro e até da fala de uma pessoa doente entram em contato com os olhos, nariz ou boca de uma pessoa saudável.

- Mas não precisa deixar de sair com medo. Caso veja alguém tossir ou espirrar, por segurança mantenha uma distância de dois metros, que você estará em segurança.

- Caso seja possível, ofereça uma máscara cirúrgica, que assim a pessoa poderá tossir e espirrar à vontade e todos por perto estarão protegidos.

- Sei que é difícil, mas no geral, é uma boa ideia evitar multidões e aglomerações, porque não sabemos quem pode estar doente. Pessoas infectadas podem não demonstrar sintomas, mas são contagiosas.

- Mesmo com essas precauções, a saliva de uma pessoa doente pode chegar a outros objetos como: maçanetas, canetas, celulares, correias de trem e metrô, mouse, copos e corrimões, por exemplo.

Correia de Metrô
As correias e apoios dos metrôs e trens são locais que podem ficar com o vírus. Após pegar o transporte, lave muito bem as mãos e durante a viagem evite tocar o seu rosto

 

- Caso toque acidentalmente alguma destas coisas e depois esfregar os olhos ou passar a mão no rosto, você corre o risco de contrair o Coronavírus.

- Os vírus conseguem durar até 24 horas nos objetos. A única maneira eficiente de se livrar deles é lavá-los bem com sabão ou passar álcool.

 

Provavelmente você agora quer saber quais os sintomas da doença causada pelo coronavírus:

- Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, porém alguns pacientes costumam sentir dores no corpo, congestão nasal, inflamação na gargante e diarreia.

- Algumas pessoas que já sofrem com outras doenças graves podem apresentar quadros de síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.

- Ainda não existe tratamento específico contra o Covid-19, nome da doença provocada pelo novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e o consumo de bastante água.

- Também é possível que sejam prescritos medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos) e banho quente para aliviar a dor de garganta e tosse.

- Caso você esteja com alguns dos sintomas do coronavírus, segundo a Organização Mundial de Saúde, evite sair de casa. Fique de repouso e tome bastante água. Caso os sintomas se agravem, procure um médico.

 

Falamos sobre os riscos e as formas de contaminação, agora vamos informar como se precaver da doença:

- Evite tocar seu rosto ou no de conhecidos. Caso seja inevitável, lave bem suas mãos e antebraço (até a altura do cotovelo) com sabão. Limpe inclusive embaixo das unhas, caso elas sejam compridas. Você também pode optar por álcool isopropílico ou álcool gel.

- Caso você esteja usando a máscara cirúrgica, descarte após um dia de uso. A validade é de apenas um dia. Também evite tocar no lado exterior da máscara se for possível.

- Não compartilhe comida, talheres, copos e toalhas. Na hora de se alimentar use uma colher para servir. Evite o contato dos seus utensílios com a comida que será divida entre as outras pessoas.

- Se usar banheiro público, evite tocar diretamente na maçaneta da porta. Use uma toalha de papel para abrir a porta. Caso não tenha uma toalha de papel no local, use o cotovelo para abrir a porta.

- E vale a pena lembrar mais uma vez: lave sempre as suas mãos com sabão antes de comer e depois de estar em público.

Lave bem as mãos para evitar o coronavírus
Lave muito bem as mãos, ensaboe até a altura do cotovelo e dê atenção as unhas

 

O Governo Federal também disponibilizou um link desmentindo uma série de fakenews: https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus

Não vamos entrar em pânico, a taxa de mortalidade pelo coronavírus (Covid-19) é de 2% na China e de 0,7% nas demais localidades. Tendo os cuidados necessários, você ficará bem. 

Um abraço do Deputado Federal Luiz Antônio

Comentar

HTML restrito

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.